Atentimento Online

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas informações

Notícias

Pilates para músicos intrumentais


Músicos profissionais devem pensar em si mesmos como atletas. Os tendões e músculos utilizados no desempenho são colocados sob constante estresse em um ambiente de alta pressão. Para o músico de orquestra de câmara as apresentações consistem em quase duas horas de reprodução contínua. Essas demandas são intensificadas em performances solo.

Além disso, a maioria dos instrumentos requer posturas assimétricas. Pense no violinista, violoncelista, harpista, ou flautista. Todos estes músicos fazem concessões para se adaptarem às dimensões físicas do seu instrumento e tocar.

Para manter um alto nível de desempenho, os músicos precisam de um programa que pode corrigir desequilíbrios musculares, fortalecer o centro, músculos estabilizadores e prevenir as lesões por esforços repetitivos que os afeta com frequência. Pilates é uma ótima ferramenta para os músicos. Um programa de condicionamento baseado no Pilates inclui exercícios para restaurar a estabilidade do tronco e da pelve, flexibilidade, equilíbrio muscular, força, resistência e testes padrões de respiração eficiente.

Benefícios do Pilates para Músicos

Melhora o desempenho instrumental
Prolonga a carreira tocando
Desenvolve a força do núcleo
Melhora o controle da respiração
Restaura postura natural permitindo uma utilização mais eficiente do tronco e extremidades superiores
Aumenta a resistência ao tocar através do tronco e da estabilidade do ombro
Alivia a dor e a tensão pela postura e melhora o alinhamento da coluna
Reduz o risco de lesões por esforços repetitivos, criando equilíbrio muscular funcional


Fonte: Central do Pilates

« voltar às notícias