Atentimento Online

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas informações

Notícias

Saiba a origem da dor no polo superior da patela

Dor no polo superior da patela pode surgir de uma sobrecarga nos treino. Este tipo de lesão em atletas de corrida não são frequentes como a tendinite patelar, mas há relatos de alguns casos na minha prática clínica.

A dor na região superior da patela (tendão quadríceps) ocorre principalmente pela fraqueza da musculatura da coxa (quadríceps), mas também ocorre em pessoas que tem “patela alta” e, com isso, está associada principalmente a lesões em cartilagens da patela.

Havendo sobrecarga durante os treinamentos, diferentes estruturas serão lesadas e a sintomatologia estará intimamente ligada à idade, sexo e modalidade esportiva, não esquecendo também, que diferenças entre membros inferiores, joelho em valgo (joelho em X), pisada pronada também são causas deste tipo de patologia.

Em outras palavras, ao correr dez quilômetros diários, um homem adulto dificilmente terá as mesmas lesões que uma mulher da mesma faixa etária. Assim como um adolescente que pratique futebol três vezes por semana também terá resposta inflamatória em locais diferentes, se comparado a um indivíduo idoso.

O diagnóstico é clínico e também pode ser feito por ressonância magnética. O uso de medicamentos deve ser utilizado quando orientado por médicos e iniciar a fisioterapia.
Dependendo do quadro de dor aconselha-se diminuir atividade física e /ou esporte praticado. Tendo qualquer sintoma de dor, procure orientação com seu treinador e seu médico.


Fonte: Web Run

« voltar às notícias