Atentimento Online

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas informações

Notícias

Pesquisa recruta voluntários para avaliar eficária do método Pilates em Londrina
 

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está recrutando voluntários que paresentem dor lombar crônica há mais de três meses, com idade entre 18 e 50 anos, para um Ensaio Clínico Aleatório. É que o método Pilates, cada vez mais utilizado na fisioterapia em tratamento de dor lombar, está sendo pesquisado no Mestrado em Ciências da Reabilitação.

O estudo está sendo realizado pela mestranda Fernanda Queiroz Mostagi e pelo Grupo de Pesquisa, Avaliação e Intervenção em Fisioterapia (Paifit), da UEL, coordenado pelo professor Jefferson Rosa Cardoso, do Departamento de Fisioterapia/CCS.

O objetivo da pesquisa, segundo a mestranda, é avaliar o efeito do método Pilates no tratamento da dor lombar crônica em comparação à fisioterapia convencional. "Apesar de um grande número de fisioterapeutas usarem esse método em programas de condicionamento e/ou reabilitação, há ainda uma carência de evidências científicas quanto ao efeito do método Pilates no tratamento da dor lombar crônica", avalia.

Para fazer a pesquisa, Fernanda e o grupo Paifit estão recrutando voluntários, que apresentem dor lombar crônica há mais de três meses, com idade entre 18 e 50 anos, homens ou mulheres, para um Ensaio Clínico Aleatório, que deve durar dois meses para cada grupo de voluntários. Os candidatos vão passar por um avaliação para certificar se enquadram nos critérios do estudo.

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com o Laboratório de Pesquisa, pelo telefone (43) 3371-2649, ou com a pesquisadora Fernanda, pelo telefone (43) 3321-1101. A participação é gratuita.


Fonte: O Diário
   
   
« voltar às notícias