Atentimento Online

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas informações

Notícias

Benefícios da Ergonomia para quem trabalha sentado

O mau posicionamento pode acarretar uma série de problemas na vida de todos que trabalham diariamente sentados em frente de computadores. Infortúnios diversos que muitas vezes não são percebidos imediatamente, mas que dependendo do grau da lesão conseguem até afastar um funcionário do seu posto de ofício.

Entre as doenças que as pessoas podem desenvolver por causa da má postura e movimentos repetitivos, destacamos a LER, que é uma Lesão por Esforço Repetitivo, e a temida dor na coluna. Enfermidades que podem ser evitadas com simples ações.

Primeiramente, é primordial que se escolha cadeiras para escritório dentro dos padrões de ergonomia estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e que se opte por móveis para escritório de qualidade. Além disso, também é importante observar no dia a dia os seguintes itens:

a) Na hora da digitação, procure digitar com os ombros e braços relaxados e com os punhos em posição neutra;

b) Deixe os pés apoiados no chão ou em um suporte apropriado para os pés;

c) Tenha uma boa postura sempre que usar o computador;

d) Procure fazer pausas de 10 minutos para alongar o corpo a cada 50 minutos;

e) Mantenha a iluminação, a acústica e a temperatura do ambiente de trabalho equilibrada e em harmonia.

É necessário que o empresário ou gestor de equipes tenha em mente que pequenas atividades, como essas, podem evitar afastamentos de funcionários no futuro. O valor desse tipo de investimento costuma ser muito menor do que o gasto que pode se ter com a ausência do mesmo.

Além de ajudar a todos que trabalham com computador e digitação, essas ações aumentam também a produtividade no ambiente de trabalho, tendo em vista que o funcionário trabalha com mais vigor e sem dores.

Fonte: Artigonal

« voltar às notícias