Atentimento Online

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas informações

Notícias

A Fisioterapia Dermato-funcional no Pré e Pós Operatório de Cirurgia Plástica
 

Atualmente, as cirurgias plásticas têm apresentado uma grande procura e com isso, a mesma vem aprimorando suas técnicas em diversos tipos de cirurgia, dentre elas estão a Lipoaspiração, Rinoplastia, Mamoplastia e Abdominoplastia. Cabe ressaltar que por ser uma área de ampla atuação faz-se necessário a integração de uma equipe multidisciplinar a fim de alcançar maiores resultados e um benefício ainda maior para o paciente.

A eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico ou da sua técnica, a preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações, além da promoção de um resultado estético mais satisfatório. É necessário avaliar o paciente antes e depois da cirurgia, para assim poder traçar uma análise das características decorrentes da cirurgia, como exemplo: exame do trofismo cutâneo e muscular, edema, cicatriz, dor e sensibilidade.
De acordo com o exposto, o relevante aumento da procura pela cirurgia plástica, abre uma área de atuação para o Fisioterapeuta, e é nesse sentido que a especialidade Dermato-Funcional tem sido amplamente recomendada pelos cirurgiões como forma de tratamento para maximizar os resultados dessas cirurgias.

drenagem linfatica fisioterapia

O atendimento fisioterapêutico pré-operatório da cirurgia plástica é de extrema importância na reabilitação do paciente operado. A aplicabilidade da Fisioterapia nesta fase tem por objetivo fortalecer os vasos sanguíneos e linfáticos da região a ser operada, desobstruindo possíveis congestionamentos, minimizando assim muitas complicações decorrentes do procedimento cirúrgico.

Já no pós-operatório a Fisioterapia e suas modalidades terapêuticas nos permite tratar edemas, drenando e descongestionando os tecidos, promovendo assim uma cicatrização mais rápida e de melhor qualidade, muitas vezes sem deixar marcas.
Muitos pacientes submetidos às cirurgias plásticas não são encaminhados para a realização de tratamentos pós-operatórios com fisioterapeutas, ou o são em fases tardias, o que pode levar a resultados poucos satisfatórios. Cabe ao fisioterapeuta atuar com todos os recursos disponíveis para minimizar esta alteração funcional e promover uma reabilitação de qualidade ao paciente que precisa dos seus serviços. Daí a importância de ser o fisioterapeuta o profissional mais indicado e qualificado para o tratamento no pré e pós operatório de cirurgias plásticas, por essa razão, os pacientes devem estar atentos e criteriosos com a formação do profissional que os atende.
Portanto, o fisioterapeuta, após a avaliação minuciosa, irá traçar um programa de tratamento eficaz, observando sempre as características clínicas apresentadas pelo seu paciente. Após traçado os planos de tratamento, poderemos expor os procedimentos fisioterapêuticos que auxiliarão na melhoria do quadro do paciente.


Fonte: Info Fisio
« voltar às notícias